A biografia do Profeta Muhammad escrita por Martin Lings é reconhecidamente a mais detalhada e completa já publicada no Ocidente. Baseada em fontes árabes dos séculos VIII e IX, das quais algumas importantes passagens foram aqui traduzidas pela primeira vez, a narrativa nos transmite a vitalidade e a clareza das relatos dos homens e mulheres que ouviram as palavras Muhammad e que testemunharam os acontecimentos de sua vida.

Com um estilo que reflete ao mesmo tempo a simplicidade e a grandeza da história, esta obra que pode ser lida com igual prazer e interesse tanto pelos que estão familiarizados com a mensagem corânica e com a vida de Muhammad como pelos que delas se aproximam pela primeira vez.

Publicado em 1983, o livro foi premiado e eleito a melhor biografia do Profeta em inglês na National Seerat Conference, em Islamabad. Desde então, foi publicado em francês, italiano, espanhol, turco, holandês, malaio, tamil, árabe, alemão, urdu, sindi e cingalês. Em 1990, o livro foi premiado pela Universidade al-Azhar do Cairo.