EDIÇÕES NARVAL

24 x 36

24 × 36

R$ 84,00

Projeto: João Luiz Musa e Luis Armando Bagolin
Texto: Luis Armando Bagolin
Supervisão: Sergio Rizek
Layout: Helena Musa
48 páginas
24 imagens (cor)
24 x 30 cm
ISBN: 978-85-65-743020
julho 2012

A analogia entre o olhar do viajante e do fotógrafo é assunto que vem sendo abordado por João Luiz Musa ao longo de sua carreira.

Para direcionar com precisão suas intenções poéticas, João Luiz Musa acha imprescindível dominar todos os processos fotográficos. Nesse conjunto de imagens, depois de percorrer cidades como Berlim, Rio de Janeiro, Londres, Barcelona e São Paulo, o artista dá continuidade ao ensaio “24 × 36”, desenvolvido desde 2004, onde uma intensa experimentação com a luz prevalece, juntamente com o rigor na edição. De acordo com o filósofo Luiz Armando Bagolin, “seu olhar onipresente, simultâneo e móvel insere-se no contexto observado, multiplicando os pontos de vista e perspectivas, captando particularidades por entre as transparências das vidraças de janelas e ônibus, becos, edifícios, jardins, fachadas e outros detalhes urbanos”. São vistas fragmentadas e inconclusas obtidas a partir do primeiro olhar do fotógrafo com relação às pessoas e seus cotidianos. 

As imagens fazem parte de publicação homônima, lançada no dia 24 de julho durante a abertura da exposição. O livro, que conta com texto crítico de Luiz Armando Bagolin, traz o ensaio completo, com 24 imagens magistralmente reproduzidas. 

 

Vila Prudente

Vila Prudente

R$ 145,00

Projeto: João Luiz Musa e Luis Armando Bagolin
Entrevista: Luiz Armando Bagolin
Supervisão: Sergio Rizek
Layout: Helena Musa
156 páginas
86 imagens (tritone)
28 x 28 cm
ISBN: 978-85-65-743013
julho 2012

Esse ensaio surgiu a partir da obstinação de João Luiz Musa em estabelecer uma relação de convívio com os habitantes do Jardim Elba e Vila Renato, então regiões de de Vila Prudente, atualmente na zona leste da cidade São Paulo,  entre 1979 e 1981. Foram dois anos de visitas semanais às comunidades, período em que o artista trabalhava as diversas formas de pesquisa fotográficas no laboratório da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo. Sua persistência, tanto com os próprios moradores, quanto com o aperfeiçoamento técnico, resultou numa documentação original sobre a sua relação com o universo da vida real daquelas pessoas. Com um mostruário das fotografias realizadas, João Luiz Musa oferecia a todos os moradores que encontrava os vários exemplos de imagens que foram sendo realizadas no próprio bairro e, aos poucos, foi sendo conduzido aos interiores das casas. 

Saiba mais sobre o autor e os livros em www.joaomusa.com

24x36 Vila Prudente